Fradizela

Segundo fontes internetianas a descrição:
Área:13,5 km2
População residente:300 hab
Aldeias anexas: Ribeirinha
Equipamentos colectivos:Centro de Dia, Sede da Junta de Freguesia, Igreja, Cemitério, Escola
Colectividades:Associação Cultural e Recreativa da Fradizela
Festas e romarias:Senhor dos Milagres (3º domingo de Agosto), S. Lourenço (10 de Agosto) e Festa do Ramo Orago: S. Lourenço
Locais a visitar:Ponte do Arquinho (eu aqui acrescentaria Rua Direita)

quarta-feira, outubro 17, 2007

finalmente!

Bem, em primeiro lugar, minhas caras amigas, as minhas sinceras desculpas por este post ter demorado eternidades! Ja está planeado á uma data de tempo, mas primeiro n tinha net, depois n tinha tempo, depois tive preguiça.... e depois acabei por me esquecer! E vós também!
Aproveito então para deixar um obrigado (ou n!) ao sr hugo por nos ter avivado a memória. É óbvio que eu fui imediatamente obrigada o prometer que fazia o post rapidamente... q remédio, se não ainda alguém me batia ou assim! :S
Meninas, eu concordo q este post seja extremamente importante (afinal, quem é aqui fradizelense!?) mas dai a fazerem tanta pressão psicológica sobre mim n acho nada bem, n lembra a ninguém, nem mesmo ao menino Jesus ;)
Como eu estava a dzr, este post é muitissimo importante pois vai trazer a quem lê uma ideia muito mais lúcida e realista do que é a nossa terrinha... Sim porque quem leia este blog e n conheça vai pensar que a fradizela é um paraíso no meio do nada, quando na realidade é precisamente o oposto! Assemelha-se qq coisa a isso durante o mês de Agosto, e como eu felizmente tive a oportunidade de comprovar, torna-se muito agradavel passar la um mesito ou assim e voltar pa vida!
Aposto que grande maioria das histórias do diabo e dos bons momentos até então referidos neste blog se passaram nesse mês... mas e depois?! Cadê a alegria estampada no rosto de toda a gente?! Cadê as conversas, as longas noites que mesmo em clima de anhanço total deixam sempre algo para contar?! Cadê as pessoas? Cadê a cumplicidade, a amizade, as brincadeiras, a magia sentida!?
Que é feito dos bons momentos?
Pois é...aquilo q vocês se calhar nunca se aperceberam é q são vocês e o espírito que levam para lá que tornam aquilo um sítio especial! E depois, quando"vocês" vão embora, levam tudo embora outra vez, aspiram totalmente o mais pequeno rasto de vida! E o que fica, misturado com aquela paz exagerada e irritante torna-se o maior constrangimento do mundo! Passa de oasis a deserto, onde só ha camelos asilados q se recusam a quebrar o minimo da sua rotina, que não vêem mais nada para além do que os olhos lhes mostram, que mergulham numa ignorância extrema e entristecedora, cegos a todo e qualquer sinal de evolução, parados no tempo, incoscientes e estupidamente felizes na sua inconsciência...! E este cenário é o mais triste que podem imaginar, é um martírio assistir a isto em primeiro plano, é mais horrível que todas as coisas horríveis do mundo, é uma mistura de sentimentos e emoções péssimos, desde a enormidade da solidão sentida até á intensa raiva e frustração, principalmente depois da conclusão de que n ha nd a fazer (pelo menos a curto prazo)! É como se tivessem mergulhado num poço de tédio e se debatessem constantemente com tudo e com tds e até convosco mesmos, para alcançar a saida!
E para quem achar que eu estou a exagerar... só digo isto: experimentem! Um ano basta... das duas, uma! Ou têm uma vida extremamente activa socialmente noutro sitio (porque lá é impossível) ou então vão compreender na perfeição tudo o que aqui foi escrito! Vão sentir-se completamente sós, isolados do mundo, presos de tdas as formas, lidando com a mais pura das liberdades sem fazer a mais pequena ideia de como alcança-la!
Hoje, ao olhar para trás, apesar de ainda muitas vezes ser invadida por recordações péssimas, já n me afectam porque o único rasto que deixaram foi esse pequeno registo na minha memória que vai ser mais tarde ou mais cedo completamente removido devido á ausência de interesse existente...
Mas depois há aqueles momentos que vou guardar para sempre, porque também lá tive nas horas boas, também tenho histórias e segredos, também lá passei experiências pura e simplesmente inesquecíveis! E agora tb faço parte do grupo restrito de pessoas que olha pa terrinha e vê um refúgio, uma paz de espírito única, impossivél de sentir no dia a dia!
E melhor q isso tudo... as amizades eternas que lá nasceram e que devido á cumplicidade e á sinceridade total se tornaram tão fortes que aguentavam de ano para ano e hoje afirma-se com toda a certeza que aguentariam uma vida! Os amigos são de facto das melhores coisas do mundo, principalmente aqueles que conhecemos desde que nos lembramos de existir e vão resistindo ao mais díficil dos obstáculos... a distância... e muitos anos depois, mais conscientes de tudo, a amizade prevalece mais forte que nunca... É tudo diferente, com aspectos melhores outros piores, mas com uma certeza: que a amizade prevalecerá ao longo dos anos, fortalecida pelas experiências passadas que serão recordadas sempre com o mesmo carinho... seja em que futuro for!

sofia

8 Comments:

  • At 3:16 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Brutal 'ninha !

    Foi possivelmente o post mais lindo que eu alguma vez li. Conseguiste levar-me até à aldeia na altura em que eu não estou lá, foste incrivelmente transparente.

    As amizades são tudo aquilo que podemos preservar e por tudo tu és aquela pessoa que eu não quero perder. Tenho que agradecer à mola. lol

    Adoro-te antes, agora e sempre !

     
  • At 3:39 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    :) tonta
    é verdade, a mola da angela!
    mas eu ainda tenho recordações tuas anteriores a isso! lembro-me de ti nos tempos em que nem sabia quem era... :)
    tb n te quero perder nunca... és a minha ninha linda de smp...para tdo o sempre

    palavras!? para quê?
    ADORO-TE

     
  • At 5:53 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Simplesmente fantástico...
    Custa mas é verdade!
    Cada palavra que usas para descrever a nossa aldeia é como se fosse uma pedra da calçada na Rua Direita!
    Este texto completo descreve na perfeição o que aquilo é!
    O que tem de mais belo!!!... E o que, por vezes, a torna numa aldeia fantasma!!!!!
    Adorei ler o post... Por momentos estive lá... No pensamento... Mas estive lá! E que bem que sabe!!

    Beijinhos e Abraços!

    Hugo

     
  • At 10:28 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Bem,até já tinha desistido de passar por aqui...Ainda bem que o blog voltou a ganhar vida!Gostei mt do teu post Sofia.O reverso da medalha q apresentas é bem real, mas olha que é o tudo isso q torna a nossa aldeia tao especial.Será smp o nosso refúgio de verão!bjs***

     
  • At 3:07 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    bem, obrigado! n tava á espera que fossem gostar do que escrevi... principalmente as pessoas que lidam menos comigo (como tu, Cláudia), pq a nádia e o hugo ja tão fartos de saber a minha opinião relativamente a isso... n foi nd fácil viver lá tanto tmp! Tava á espera que discordasses, fico feliz por compreenderes! E fico ainda mais feliz por concordar ctg qd dzs q vai ser smp o nosso refúgio... porque agr é o meu refúgio tb :)

     
  • At 11:52 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Demorou mas foi... e que post amiga ;) Parabéns!!!! Consegues transportar-me até lá... quer nas alturas em q la costumo estar, quer nas q so tu podes conhecer... és transparente a esse ponto! Brutal!!!!!

     
  • At 12:07 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    :)
    ja na altura tinha esse poder :)
    conseguia transportar-vos para la nas alturas que tava lá sozinha como o cão... mal de mim se n conseguisse!

     
  • At 7:42 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    n tenho por hábito deixar comentários naquilo q as pessoas relatam aqui... mas neste n pude deixar de o fazer...
    Por momentos senti-me lá, bem pertinho de coisas q me enchem o coração... mas a Sofia retrata bem o q lá se passa... acho que só quem passa pela Fradizela consegue perceber o encanto.
    encanto esse que é dado pelas pessoas que la se juntam, pelos momentos partilhados, pelos sorrisos cumplices.tudo na vida é realmente importante enquanto juntos... juntos daqueles q vão sempre ser especiais na nossa vida...

    A todos voces um beijinho e um abraço

     

Enviar um comentário

<< Home