Fradizela

Segundo fontes internetianas a descrição:
Área:13,5 km2
População residente:300 hab
Aldeias anexas: Ribeirinha
Equipamentos colectivos:Centro de Dia, Sede da Junta de Freguesia, Igreja, Cemitério, Escola
Colectividades:Associação Cultural e Recreativa da Fradizela
Festas e romarias:Senhor dos Milagres (3º domingo de Agosto), S. Lourenço (10 de Agosto) e Festa do Ramo Orago: S. Lourenço
Locais a visitar:Ponte do Arquinho (eu aqui acrescentaria Rua Direita)

quarta-feira, agosto 19, 2009

FESTAS FRADIZELA 09

Boas tardes caros conterrâneos e simpatizantes da terra que n dorme durante uma semana algures no mês de agosto!!! (e q n acorda no resto dos dias do ano!)
Tinha dito q n escrevia mais nd até encontrar um post de alguém que n fosse eu ou a Cláudia, mas por motivos de força maior, n resisti e cá estou eu a dar o meu testemunho de mais um momento importante da nossa querida terrinha! E queria aproveitar antes de mais para agradecer ao pessoal da organização (mordomos activos)! Soube q n foi fácil e acho que cada vez vai ser menos... e cada vez mais é importante o trabalho das pessoas que não deixam morrer a tradição mais bonita da nossa terra, por muitos q sejam os obstáculos que se imponham. Um bem-haja à comissão de festas 09!!!
A viagem foi um cibo cansativa, apesar de ser em tmp record, o q n admira uma vez que, à hora a que foi, eram escassos os utentes das vias de trâsito envolvidas, sedo mais fácil circular em excesso de velocidade sem ultrapassar limites de velocidade excessiva. À chegada, qual n foi o meu espanto ao constactar que ainda havia carradas de vida e música e até cerveja, apesar das horas tardias. Afinal eu é q já n tinha pedalada (e já tinha um avanço largo da malta q lá parava), acabei por ter q desistir! Mas n sem antes dar uma olhadela no tão aguardado cartaz e reparar em 2 coisas novas no programa da festa! Apesar de nem uma nem outra serem propriamente de meu gosto pessoal, acho que é sempre bem haver coisas diferentes! No entanto, reparei também num pormenor que n achei bem nem foi diferente...a banda que ia actuar no dia principal foi a mesma que actuou no ano passado! N tenho nada contra a participação da dita banda na festa (até porque é da terra) mas acho que se adquava melhor no dia anterior. Mas também sei que essas coisas dependem de muitas outras e fácil é falar nelas...
Sexta-feira passou a correr e teve tudo para ser um dia em grande, desde os necessários mergulhos durante a tarde até aos anhanços (n menos necessários) à hora do sol nascer! No sábado ainda ponderei trocar os mergulhos por uma gda joga de sueca, mas o único parceiro que se mostrou interessado acabou por desistir argumentando que n queria jogar com ninguém que o fizesse perder na primeira ronda :-S E depois desta onda de motivação foi-se toda e qq vontade...o que vale é q o mergulho n foi nd mau! A noite foi impecável, com tudo a que tinha direito, dançar até n haver música, beber até n dar mais (passando pelas figuras tristes) mta conversa pela noite fora, com direito a matar pontinhas de saudades (ou a deixar ainda mais) até mesmo das pessoas que pensava que se haviam esquecido... valeu! Domingo n houve mergulho e a festa acabou mais cedo q o normal, o q tb era de esperer tendo em conta o andamento do dia inteiro! Tirando um pequeno incidente na igreja que me deixou bastante chocada, td correu como previsto... Dizem q os andores eram menos, mas sinceramente parecerem-me os mesmos!
Quando se deu conta já tinha acabado a festa e logo na segunda foi dia de regressar e lamentar por ter acabado, tal como acontece sempre!
Agora esperemos todos que para o ano haja mais!!!! Se lá estivermos todos já é mêo caminho andado ;)

Sofia

4 Comments:

  • At 4:05 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    epah, tb n queria ser a primeira a comentar, lol. para ñ andarmos smp nisto do eu-tu. mas cm ando mt nisto da blogosfera, acabou por acontecer :P
    tb gostei dos ajustes q foram feitos ao programa de festas e de, minha parte, marcarei smp presença na romaria da nossa aldeia!
    bjo*

     
  • At 4:09 da tarde, Anonymous cláudia said…

    cm se deve ter percebido pelo link,o anónimo acima sou eu,lol

     
  • At 6:11 da tarde, Anonymous Tita said…

    Prima não são andores! São andaimes lololol Sim é sempre dificil partir mas é bom sinal :D E no meu caso, se calhar é mesmo o pouco tempo que lá passo que o torna tão especial :p

     
  • At 10:04 da tarde, Anonymous sofia said…

    essa dos andaimes... LOL. será que no porto os santos são os homens das obras?!
    sim, o pouco tempo e a altura em que lá vais, ou seja, se fosses lá mais vezes já n tinha aquela piada, mas se em vez de ires na festa fosses daqui a um mesito, tinha ainda menos!
    se morasses lá deprimias-te! lol. e logo quem, nem da pa imaginar sequer!
    ;) ******

     

Enviar um comentário

<< Home