Fradizela

Segundo fontes internetianas a descrição:
Área:13,5 km2
População residente:300 hab
Aldeias anexas: Ribeirinha
Equipamentos colectivos:Centro de Dia, Sede da Junta de Freguesia, Igreja, Cemitério, Escola
Colectividades:Associação Cultural e Recreativa da Fradizela
Festas e romarias:Senhor dos Milagres (3º domingo de Agosto), S. Lourenço (10 de Agosto) e Festa do Ramo Orago: S. Lourenço
Locais a visitar:Ponte do Arquinho (eu aqui acrescentaria Rua Direita)

quinta-feira, agosto 28, 2008

Estrada


Indago incertas sensações, todas as que a saudade permite, e desço todos os anos aquela estrada…

É no outro lado que me encontro e que esqueço a ânsia de mim desertar; que tomo de arrombo as minhas equimoses e as torno poeira, na longitude de um areal de memórias. São já minhas, aquelas videiras, que serpenteiam com pequenas voltas de devaneio. É tão meu, aquele plano que me assola e arrasa, ao simples chilrear de um pássaro.

Terra Quente…tão quente, que me faz sentir cinza nesse teatro fúnebre do qual me deixo fazer parte. Que afogueia todos os meus fragmentos de melancolia e os atiça um a um, fazendo com que apanhe novos escritos, nessa colheita de mim mesma.

Serenata estival que, ano após ano, me embala o coração. Baila e valseja os meus pesares, até que destes não reste senão pequenas máculas. É sempre fácil deixar-me levar nessa condescendência festiva, no enovelar de um arraial de leituras tardias, na orquestração de uma impressão de leveza e acalmia.

Acabada a tela, chega a hora de partir. Agora sim… vejo as cores de Trás-os-Montes! Aguarela de serranias e águas vítreas, que não deixo desbotar nem igualar à tristeza que me palmilha a face.

Pois, por qualquer que seja o trilho, desço todos os anos aquela estrada.

Cláudia

2 Comments:

  • At 3:54 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    :) bonito texto!
    has-de desce-la durante muitos anos, e a cada que passa, maior será a vontade de a subir para poder desce-la outra vez, pois as sensações aumentam, em número e intensidade, em cada descida!

    aquele abraço a todos os que anseiam descer essa estrada de novo!

     
  • At 1:41 da manhã, Blogger Nadia said…

    se uma imagem já vale mais que mil palavras, o teu texto anexado deixa-me a mim sem palavras. (:

     

Enviar um comentário

<< Home